Uma rede global de generosidade,
movida pelo compromisso de levar
mais esperança a milhões de vidas

Uma rede global de generosidade, movida pelo compromisso de levar mais esperança a milhões de vidas

Com mais de 5,9 milhões de pessoas cadastradas, hoje somos o terceiro maior registro de doadores voluntários de medula óssea do mundo. Estamos sob a gestão do Ministério da Saúde, com financiamento exclusivamente de recursos públicos, e temos o respaldo do  Instituto Nacional de Câncer (INCA), um dos principais órgãos que atuam na prevenção, tratamento e pesquisa do câncer no país.

Por meio da excelência científica, além de uma abordagem humanizada, contribuímos para que milhares de pessoas ao redor do mundo ganhem uma nova chance.

Conectamos doadores e pacientes

Somos responsáveis pelo cadastro e pela identificação de doadores compatíveis para pacientes que precisam de um transplante de medula óssea e não têm um doador compatível na família.

Diariamente, nossos sistemas cruzam os dados desses pacientes com os doadores do nosso banco e de registros internacionais. Quando identificamos uma possível compatibilidade com um doador brasileiro, entramos em contato com esta pessoa para dar sequência ao processo de doação, que é realizado após uma análise criteriosa feita por profissionais especializados.

Uma equipe que acredita no poder da cooperação, da ciência e da solidariedade

Atualmente, somos 50 colaboradores distribuídos em diferentes áreas:

  • Atendimento e Contato com Doadores
  • Seleção e Identificação de Doadores Compatíveis (Busca)
  • Logística e Coleta de Células para Transplante
  • Financeiro 
  • Tecnologia da Informação  

Somos um registro único porque o Brasil é diverso:
representamos toda a nossa riqueza genética e cultural

Anualmente, mais de 125 mil novos doadores de diferentes regiões, cores e traços são incluídos em nosso cadastro, o que coloca nosso registro entre os mais importantes do mundo. Afinal, quanto maior a diversidade, maior a chance de compatibilidade.

Há mais de 30 anos, reafirmamos nosso papel na política nacional de terapia celular e transplante de medula óssea.

  • 1993

    Nossa história começa em 1993, a partir da iniciativa de profissionais que atuavam na área de compatibilidade de transplantes da Fundação Pró-Sangue de São Paulo.

  • 1995

    Em 1995, é realizado o primeiro transplante com uma doadora cadastrada em nosso registro.

  • 2000

    A partir do ano 2000, passamos a fazer parte da Política Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, integrando a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), que delegou ao Instituto Nacional de Câncer (INCA) a gestão das atividades de cadastro de doadores voluntários em todo o Brasil e a seleção de doadores compatíveis para pacientes brasileiros.

  • 2009

    Alcançamos o marco de 1 milhão de doadores cadastrados, demonstrando a consolidação desta atividade no Brasil, e iniciamos nossa atividade internacional, permitindo que os doadores brasileiros passem a doar também para pacientes de outros países.

  • 2014

    Ocorre a 1000a doação de um doador de nosso registro para um paciente brasileiro

  • 2021

    Os critérios para cadastro de novos doadores em nosso registro são atualizados conforme as melhores evidências científicas - doadores mais jovens (até 35 anos) e com novas técnicas para tipagem HLA (alta resolução).

  • 2023

    Completamos 30 anos, com a realização de 5.100 transplantes para pacientes brasileiros, e conquistamos a certificação WMDA, comprovando nosso compromisso com a qualidade e a segurança de doadores e pacientes. 

  • 2024

    Uma nova identidade visual é lançada para representar toda a nossa capacidade de conectar pessoas pela vida.

  • Ao longo de toda a nossa trajetória, enfrentamos diversos desafios, como a manutenção de um cadastro de abrangência nacional em um país continental, além da consolidação e fortalecimento de uma rede atuante, junto a hemocentros, laboratórios, centros de transplante e ONGs.

  • Hoje, nossos doadores cadastrados são responsáveis por cerca de 65% dos transplantes de medula óssea realizados em pacientes brasileiros. Além disso, eles também oferecem uma segunda chance a pacientes internacionais, como parte de um esforço global de cooperação que reúne registros de todo o mundo através da Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (World Marrow Donor Association, WMDA). 

Nossa missão

Promover ações integradas voltadas para o atendimento de excelência aos doadores voluntários, em benefício dos pacientes que necessitam de terapia celular e transplante de medula óssea.

Nossa visão

Exercer seu papel na política nacional de terapia celular e transplante de medula óssea, e na cooperação com entidades nacionais e internacionais, tornando-se referência mundial no cuidado e segurança dos doadores voluntários, bem como no apoio à inovação e pesquisa científica.

Nossos valores

ética
diversidade cultural e genética
Equidade
Respeito
Transparência
Humanização
Segurança
Cooperação
Inovação

Qualidade

A segurança de doadores e pacientes é nossa prioridade. Para isso, temos um Sistema de Gestão da Qualidade que busca desenvolver, junto a nossa rede de parceiros nacionais e internacionais, procedimentos que atendam aos mais exigentes requisitos nacionais e internacionais.  Implementamos políticas e diversas ações com este objetivo, como os Manuais e Diretrizes destinados a hemocentros, laboratórios e centros de transplante.

Política da Qualidade

Promover ações integradas voltadas para o atendimento de excelência aos doadores voluntários, em benefício dos pacientes que necessitam de terapia celular e transplante de medula óssea.

Objetivos da Qualidade

  • Excelência no atendimento
  • Desenvolvimento de colaboradores
  • Transparência
  • Padronização
  • Segurança
  • Melhoria Contínua

 

Certificações WMDA

Somos certificados pela World Marrow Donor Association (WMDA) – Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea. Esta certificação comprova a adequação dos nossos processos e atividades aos padrões internacionais de qualidade, reafirmando nosso compromisso com a segurança de doadores e pacientes.